8 de jan. de 2013

Hélio Gracie - O Samurai Brasileiro


Hélio Gracie (Belém do Pará, 1 de outubro de 1913 - Petrópolis, 29 de janeiro de 2009) foi o patriarca da família Gracie. Foi responsável pela difusão do Jiu-Jitsu no Brasil e idealizador do estilo de arte marcial brasileira conhecido mundialmente como Brazilian Jiu-Jitsu.

Descendente distante de escoceses, quando era apenas uma criança sua família mudou-se para o Rio de Janeiro. Devido à sua frágil saúde, Hélio, o mais franzino dos Gracie, não podia treinar o Jiu-Jitsu tradicional ensinado pelos seus irmãos, especialmente Carlos Gracie.

Observador, Hélio passou a acompanhar, dos seus treze aos dezesseis anos, as aulas ministradas por Carlos. Aprendeu todas as técnicas e ensinamentos de seu irmão, mas, para compensar seu biotipo, Hélio aprimorou a parte de solo tradicional, através do uso do dispositivo dealavanca, dando-lhe a força extra que não possuía, criando assim o Jiu-Jitsu Brasileiro (hoje internacionalmente conhecido como Brazilian Jiu-Jitsu, ou BJJ).

No dia 29 de janeiro de 2009, aos 95 anos, Hélio Gracie faleceu e deixou como legado as raízes do esporte que ensinou e difundiu por todo o planeta.


(Documentário Completo)

"O jiu-jitsu que criei não foi para esporte de competição, eu nunca tive qualidade físicas, eu não fui um atleta, mas criei a primeira federação de jiu-jitsu para ter uma projeção oficial do jiu-jitsu, ou seja destacar minha arte para ser oficial, meu jiu-jitsu é uma arte de defesa pessoal, para proteger o cidadão o homem de mais idade, a mulher ser atacada, o homem fraco, a criança, a senhora ou a moça amanhã se dominada e apanharem por vagabundo qualquer, porque não tem condições atléticas para brigar como eu nunca tive, o meu jiu-jitsu é um jiu-jitsu pujante de eficiência física para condições de defesa pessoal haja visto exemplo que nos temos visto, os melhores lutadores no Brasil e o celeiro de campeões mundiais de jiu-jitsu, todos melhores lutadores do mundo de jiu-jitsu são do Brasil, independente dos meus filhos que são melhores que todos os outros, apenas meus filhos sabem o jiu-jitsu de briga, concilia a técnica esportiva com a de briga, agora no Brasil só faz jiu-jitsu com regras e tempo, ora como posso lutar com um homem mais forte com 5 ou 10 minutos de briga se eu sou fraco e ele e forte eu tenho que esperar que ele canse para ganhar, quem é melhor sou eu ou ele, ele que ganha durante o tempo ou eu que ganho depois do tempo porque o juiz disse que eu perdi, nossas lutas são sem tempo, porque eles não tem técnica vão cansando e nos ganhamos a luta. Eu sempre disse nunca ganhei de ninguém, eles que perdem."


Fonte:
Wikipédia e Youtube 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...