Huo Yuanjia foi um herói para a China, após o país ser dominado por estrangeiros que zombavam de seus antigos costumes, organizarem um torneio tentando baixar a auto-estima dos chineses que perdiam feio para os lutadores estrangeiros, mas Yuanjia modificou toda a história e elevou o respeito do seu povo. Huo Yuanjia nasceu em 1868 na vila de Xiaonan no condado de Jinghai em Tianjin, o quarto filho de En De Huo que têve dez filhos. Os En De Huo fizeram sua vida guardando as caravana mercantes que viajam a Manchuria, mas a principal fonte de renda da familia era do cultivo. A família de Huo teve uma tradição longa de praticantes de Wushu tradicional. Huo Yuanjia, contudo, nasceu fraco e sucetivo à doenças (em uma idade adiantada contraiu a icterícia que retornaria periòdicamente para o resto da vida) então seu pai o desencorajou de aprender Wushu tradicional.
Por causa de suas deficiências físicas, Huo En Di queria que seu filho tivesse interesses escolares em vez de treinar Wushu. Mais tarde em sua vida Huo Yuanjia ficou conhecido pela sua humildade e julgamento educado. Contudo, seguir interesse escolares foi um grande golpe em seu ego que era constantemente provocado pelas crianças mais jovens em sua juventude. Seu pai contratou um tutor do Japão, Chen Seng Ho (Chiang Ho), que en troca por aprender o estilo de arte marcial da familia, ensinou Yuanjia os valores de humildade e perseverança. Recusando-se a aceitar a vocação que seu pai escolheu pra ele, Huo Yuanjia escondia-se nas moitas e até abriu um pequeno buraco na parede da área de treinamento e secretamenteobservou seu pai ensinando as técnicas do estilo da família. Todos os dias ele observava calmamente e todas as noites ele ia para o bosque e praticava com o seu tutor. Isso continuou por aproximadamente dez anos.
Em 1890, um artista marcial chamado Duo vêio da província de Henan para visitar a família de Huo, houve uma disputa de forca com os lutadores da família. Depois de ver a demonstração do irmão mais velho de Yuanjia, ele queria entrar na luta. O irmão de Huo Yuanjia foi vencido, mas para a surpresa da família, Yuanjia se levantou e venceu o oponente de seu irmão. Seu pai então o aceitou oficialmente e ensinou seu jovem filho tudo o que sabia. Seu nome começou a se espalhar e logo começou a vencer os praticantes vizinhos em campeonatos locais. Essas lutas fizeram Huo Yuanjia famoso em sua vila e nas áreas visinhas.
Huo Yuanjia começou a trabalhar com seu pai como guardião. Enquanto escoltava um grupo de monges, eles foram parados por um lider de bandidos chamado Zhao que ameaçava os monges com um pequeno grupo de bandidos. Sem se incomodar, Yuanjia enfrentou Zhao e o venceu, ferindo ambos os braços dele, os bandidos dispersaram, boatos desse feito se espalharam rápido aumentando ainda mais sua fama.
A fama alcançada
A fama de Huo Yuanjia vêio em 1901 quando respondeu a um desafio anunciado por um lutador da Rússia no parque de Xiyuan, Tianjin. O lutador tinha insultado abertamente o chinês, chamando o "Homem doente de Asia" e "Homens fracos do Leste" porque ninguém aceitariam seu desafio a uma luta.
Quando Yuanjia aceitou seu desafio, o russo que reivindicou ser o homem o mais forte no mundo perdeu. Huo Yuanjia perguntou ao russo se escreveria uma desculpa no jornal, que o russo foi obrigado segundo as informações recebidas. Entre 1909 e 1910 acompanhados de seus aprendizes Liu Sheng Zheng e Zhang Wen foram a Dinamarca, viajou a Shanghai duas vezes para aceitar um desafio aberto levantado por um pugilista britânico de nome Hercules O' Brien (OU-Pin). O' Brien insistiu nas regras ocidentais do box que limitam ataques aos golpes acima da cintura.
Huo Yuanjia, por outro lado, era acostumado mais às regras das lutas chinesas, tiveram conjunto de regras diferente.
Concordaram finalmente que a primeira pessoa que cair no chão seria considerada o perdedor. Entretanto, O' Brien nunca enfrentara Yuanjia.O professor do bandido quem Huo Yuanjia tinha derrotado em nome dos monges Zhang Wen Dat, preso em uma competição de um mês. que convida todos os concorrentes na esperança de seduzir Huo Yuanjia. Zhang Wen Dat contatou Huo Yuanjia e desafiou-o abertamente. Huo Yuanjia, sentindo doente, permitiu que seu estudante superior Liu Sheng Zheng aceitasse o desafio.
Os jornais relataram que a luta era uma mera atração. Huo Yuanjia aproximou-se de Zhang Wen Dat para sugerir que terminasse tudo, mas Zhang Wen Dat recusou. Huo Yuanjia sentiu que não teve nenhuma escolha senão aceitar seu desafio e lutar finalmente. Derrotou Zhang com apenas dois movimentos. Huo disse-lhe que que a razão pela qual perdeu não era devido a uma falta da habilidade, mas por que ele lutou pela vingança e não melhorando-se espiritual. Seu desapontamento com pessoas como Zhang Wen Dat, e de seu entendimento de novas técnicas como armas de fogo.
O que Huo Yuanjia quis dar aos povos de China era esperança e um sentido de orgulho com suas vitórias numerosas sobre os lutadores extrangeiros. Tornou-se conhecido como o melhor lutador das artes marciais no mundo naquela época.
A Morte
Huo Yuanjia morreu em agosto de 1910 aos 42 anos de idade (alguns dizem que morreu em 1º de setembro de 1910) de envenenamento por arsênico. Alguns acusam os japoneses como vingança por sua derrota durante a competição. Outro especulam que os colonos europeus podem ter se sentido ameaçados pela ascensão do nacionalismo chinês e o envenenou.
Em 1989, o túmulo de Huo Yuanjia e sua esposa foi mudado, e em seus ossos da pelvis foram encontrados pontos pretos, o laboratório da polícia municipal de Tianjin confirmou que conteve o arsênico. É difícil verificar se sua morte foi causada pelo envenenamento malicioso ou pelo tratamento como o trióxido de arsênico que era usado de forma terapêutica por aproximadamente 2.400 anos como uma parte da medicina chinesa.
O historiador, (e melhor aluno de Huo Yuanjia, Chen Zheng) (autor de 50 anos de história do desenvolvimento de Wushu em Jing Wu, publicado em 1957) acredita que a causa da morte de seu professor, era hemoptise.
Chen Gong Zhe escreveu como a saúde de Huo Yuanjia declinou e ele foi apresentado a um doutor japonês por um instrutor do judo.
O doutor prescreveu alguma medicina para sua condição, mas a saúde de Huo Yuanjia continuou a deteriorar-se e foi admitido então ao hospital da cruz vermelha de Shanghai onde morreu subseqüentemente 2 semanas mais tarde. Chen Gong Zhe aparentemente não confirmou que a medicina dada a Huo Yuanjia pelo doutor japonês conteve o arsênico; mas a especulação continua que Huo pode ter sido envenenado e este estêve acreditado geralmente por alguns dos líderes da associação de Jing Wu em torno da época da morte de Huo.
Huo Yuanjia morreu alguns meses após ajudar a fundar a Associação Atlética de Jing Wu. Antes de morrer, convidou Zhao Lian a ensinar em Jing Wu. Porque Huo Yuanjia foi admirado extensamente como um herói nacional chinês, uma série de outros mestres concordou ensinar na escola que inclui o mestre Chen Zizheng da garra da águia, o mestre em Louva-à-Deus Sete Estrelas Luo Guangyu, Xingyi Geng mestre Xiaguang e Wu Jianquan fundador do estilo Taijiquan de Wu. Devido à popularidade de Huo Yuanjia, os mestres tinham decidido que Huo Yuanjia deveria ser a "cara" de Jing vWu. Em junho de 1910, o jornal "Eastern Times" anunciou o estabelecimento desta associação em nome de Huo Yuanjia. Era a primeira organização civil de Kung Fu na China que não era associada com uma escola ou um estilo particular.
A expanção de Jing Wu Durante o período da influência japonesa as 21 demandas emitidas ao governo chinês resultaram em dois tratados com o Japão em 25 de maio de 1915, que separou a corrompida classe dirigente da Manchuria, de exercitar o controle sobre o Han. Com o apoio dos japonêses, os estudantes de Huo se separaram.
Compraram um edifício novo e rebatizaram-no o "Associação Atlética de Jing Wu". A reorganização, as publicações dos livros e dos compartimentos, e os estilos novos das artes marciais diferentes do que Huo ensinou, foi aceito sob com o título da nova associação, e na Associação Atlética de Jing Wu abriram uma associação na estrada de Nathan em Hong Kong. Em 1919, Associação Atlética de Chin whoo possuia cinco representantes em todo Sudeste Asiático para executar um programa do missionário para expandir as atividades. Eram Chen Zhe Gong, Li Hui Sheng, Luo Xiao Ao, Chen Shi Zhao, e YE Shu Tian. Fizeram sua primeir luta em Saigon, Vietnam, ali abriram a primeira Associação Atlética de Jing Wu fora de China e mais tarde na Malaysia e em Singapura.
Para provar suas habilidades, eram convocados frequentemente para dar demonstrações ou aceitar desafios. Em 1923, estes cinco mestres tinham aberto escolas toda sobre Sudeste Asiático e tinham visitado nove países diferentes. Em 1966, a Associação Atlética de Jing Wu foi forçado à interromper suas atividades das artes marciais devido à opressão do partido comunista da China com o seu programa de revolução cultural cujo o objetivo era destruir idéias velhas, cultura, costumes a fim modernizar a China.
Aquelas limitações foram eliminadas mais tarde em 1976, e as artes marciais estavam outra vez vivas na Associação Atlética de Jing Wu.
Atualmente, a Associação Atlética de Jing Wu é uma das maiores organizações no mundo com filiais no Japão, em Hong Kong, em Macau, no Vietnam, na Malaysia, em Singapura, na Polonia, no Canadá, no Reino Unido, nos E.U., na Austrália, e na Suiça. É tão conhecido que atores famosos tais como Bruce Lee e Jet Li fizeram os filmes baseados na vida e nas realizações de Yuanjia. Huo Yuanjia criou três filhos e duas filhas, e teve sete netos e onze bisnetos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário