10 de mar. de 2014

8 atletas estão garantidos na casa do TUF Brasil 3



São Paulo – Neste domingo, dia 9 de março, estreou a terceira temporada do The Ultimate Fighter® Brasil. O presidente do Ultimate Fighting Championship®, Dana White, abriu o primeiro episódio do programa exaltando o talento dos lutadores brasileiros, destacando também a rivalidade entre os técnicos que irão liderar os times desta edição, Wanderlei Silva e Chael Sonnen.

“A rivalidade entre Chael Sonnen e Wanderlei Silva é provavelmente a maior da história do The Ultimate Fighter®, e talvez a maior do esporte”, declarou Dana White antes da exibição da primeira troca de farpas entre os veteranos do MMA.

Estreantes no reality show, as campeãs mundiais Hortência Marcari (basquete) Isabel Salgado (vôlei de praia) explicaram qual será o papel de cada uma nos times Verde e Amarelo.

“Eu vim aqui para somar e passar minha experiência para cada um dos lutadores”, explicou Hortência, técnica assistente de Chael Sonnen.

“Todo atleta precisa de uma palavra de incentivo em algum momento, e isso é o que eu pretendo fazer”, comentou Isabel, que apoiará a equipe de Wanderlei Silva.

As reações das ex-atletas ao assistirem as lutas também foram destaques do episódio. Surpreendendo-se com o preparo dos participantes, elas interagiram com os técnicos para entender suas avaliações e admiraram a torcida das famílias presentes durante as batalhas. As campeãs também fizeram seus próprios comentários sobre os combates, e a evolução de seus conhecimentos sobre o esporte poderá ser acompanhada ao longo do programa.

Outra inovação desta temporada, também apresentada no episódio de abertura, será a participação das candidatas a musa do The Ultimate Fighter® Brasil 3. Cada uma delas terá a chance de desfilar no octógono mais famoso do mundo, anunciando as lutas de cada capítulo.

As lutas eliminatórias

Antes de serem escolhidos para integrar o grupo de 32 lutadores, os aspirantes ao título de Ultimate Fighter  passaram por etapas de análise de cartel profissional, entrevistas, exames médicos e testes específicos de habilidades de luta em pé e no chão. Iniciado em novembro de 2013, o processo seletivo atraiu participantes de diversas partes do Brasil e até mesmo de outros países – caso de Gonçalo Salgado, que deixou a família em Portugal em busca do sonhado contrato com o UFC.

O português foi um dos selecionados, abrindo as eliminatórias da categoria peso pesado. Cotado como favorito contra o policial militar de São João de Meriti “Cabo Job”, Gonçalo contou até com a torcida do também português Cristiano Ronaldo, eleito recentemente como melhor jogador de futebol do mundo. Mas nesse confronto foi Job Kleber quem saiu vitorioso e conquistou a primeira vaga da casa do The Ultimate Fighter® Brasil 3.

“Cabo Job” nocauteou Gonçalo Salgado – Peso Pesado

Gonçalo começou bem o combate, colocando Job Kleber para baixo após uma tentativa de chute do oponente. Ao retomar a luta em pé, o português conseguiu defender as quedas do brasileiro, conectando joelhadas e cruzados. Porém, ainda no primeiro round, “Cabo Job” encaixou um golpe muito forte, sentido imediatamente por Gonçalo. Percebendo a oportunidade, o brasileiro acertou um chute em cheio no rosto do oponente, conseguindo um nocaute a 1min10s.

Paulo Costa “Borrachinha” finalizou José Roberto “Negão”- Peso Médio

A segunda batalha da noite foi entre os mineiros Paulo Costa “Borrachinha” e José Roberto “Negão”, desta vez por uma vaga entre os pesos médios. Considerado por sua família um homem muito preocupado com a aparência, “Borrachinha” mostrou deixar a vaidade de lado na hora de lutar. Sem dar chances, o lutador de 22 anos manteve José Roberto com as costas no chão no primeiro round, soltando diversos golpes que feriram o rosto do oponente. Após ouvir seus corners, Paulo voltou decidido a terminar o combate, e, com uma guilhotina, finalizou “Negão”, fazendo com que o oponente desse adeus à competição e conhecesse pela primeira vez o gosto da derrota na carreira.

Jollyson Francisco finalizou Ewerton Rocha “Gigante” – Peso Pesado

“Gigante” é do Batalhão de Choque do Rio de Janeiro e acredita ter em sua força psicológica o diferencial para vencer os adversários. Contudo, foi o pacato pernambucano Jollyson Francisco que acabou conquistando a segunda vaga dos pesos pesados no The Ultimate Fighter® Brasil 3. Ewerton tomou a iniciativa na luta, partindo para cima de Jollyson e soltando alguns chutes e overhands que acabaram passando no vazio. Jollyson aproveitou a abertura do adversário e o levou para baixo, onde tinha maior vantagem, conseguindo passar a guarda e finalizar “Gigante” com um estrangulamento conhecido como katagatame aos 2min25s do primeiro round.

Joilton Santos “Peregrino” venceu Douglas Moura por decisão dividida dos jurados – Peso Médio

Os pesos médios Douglas Moura e Joilton Santos “Peregrino” fizeram uma das lutas mais técnicas e equilibradas do episódio. Os atletas deram um show em pé e no chão por dois assaltos, levando a luta para um terceiro round de desempate. Apesar do cansaço, eles mostraram espírito guerreiro até o final. Por decisão dividida dos jurados, o paraibano Joilton Santos conquistou uma vaga na casa.

Edgard Castaldelli “Magrão” venceu Felipe de Oliveira “Monstro” por nocaute técnico – Peso Pesado

Felipe “Monstro” e Edgard “Magrão” abriram mão de coisas importantes em busca da coroa do The Ultimate Fighter® Brasil 3. O potiguar Felipe não encontrou apoio na empresa que trabalhava há dez anos, e sem liberação para seguir o sonho de participar do programa, ficou desempregado. Já “Magrão” teve que lidar com a distância da esposa e com o fato de que, caso seguisse em frente na competição, não poderia acompanhar a fase final da gestação do primeiro filho do casal. Mas o paulistano estava certo em dizer que “seria por um bem maior”.

Edgard entrou confiante no octógono e rapidamente conseguiu derrubar Felipe “Monstro”, que se defendeu até retomar a luta de pé. Ciente da sua desvantagem no jogo de solo, buscou trabalhar o boxe, mas “Magrão” continuava superior, esquivando-se e frustrando o potiguar. No segundo round, Edgard voltou para a estratégia inicial e, após um forte ground and pound, venceu Felipe por nocaute técnico.

Wagner Silva “Wagnão” finalizou Cristiano Pontes “Ferrugem” – Peso Médio

Definindo-se como um lutador que gosta de “sair na porrada”, Cristiano “Ferrugem” encontrou pela frente o mineiro de espírito competidor Wagner Silva. Enquanto “Ferrugem” partia para cima, “Wagnão” estudava a distância para acertar o adversário. Com um single leg, o faixa-preta de jiu-jitsu levou a luta para o chão, e o carioca, ao tentar se defender, deu as costas para “Wagnão”, que aproveitou a oportunidade e finalizou o adversário com um estrangulamento conhecido como “esgana galo”. Wagner é mais um mineiro na casa do The Ultimate Fighter® Brasil 3.

Ricardo Abreu “Demente” venceu Willian Steindorf por nocaute técnico – Peso Médio

Um dos nomes mais conhecidos desta edição do The Ultimate Fighter® Brasil 3, Ricardo Abreu “Demente” é faixa-preta de jiu-jitsu e mora em Las Vegas, onde treina com Wanderlei Silva. Como esperado, o lutador logo aplicou uma queda em Willian Steindorf, buscando finalizar o gaúcho com uma chave de braço. Aos gritos de “vai quebrar” de Wanderlei, Willian se defendia como conseguia e saiu da posição, mas continuou sendo duramente castigado com golpes no rosto e na cabeça.

Willian entrou para o segundo round mais abatido, e Ricardo aproveitou para conectar chutes, uppers e cruzados, levando o adversário novamente ao chão. Por cima, ele aproveitou para golpear a linha de cintura do gaúcho, que já não conseguia mais se defender. “Demente” permaneceu atingindo o rosto do adversário, até que o árbitro interrompeu a luta, decretando a vitória do paulista por nocaute técnico.

Antonio Carlos Junior “Cara de Sapato” venceu Guilherme Viana por nocaute técnico – Peso Pesado

Coube ao lutador com o apelido mais peculiar do The Ultimate Fighter® Brasil 3 a missão de enfrentar o guerreiro gaúcho Guilherme Viana. Antonio Carlos conta que o apelido “Cara de Sapato” veio de um professor, que brincava que seu queixo era parecido com um bico de sapato. Porém, se fora dos octógonos Antonio Carlos é brincalhão, dentro é bem diferente. Conhecido por um jiu-jitsu afiado, que lhe rendeu vários prêmios em campeonatos, “Cara de Sapato” mostrou que as mãos também são seus pontos fortes. Companheiro de treinos do ex-campeão peso pesado Junior dos Santos, “Cara de Sapato” fez a lição de casa e aplicou o primeiro nocaute de sua carreira.

Ciente de sua vantagem no chão, o paraibano buscou encurtar a distância e derrubou Guilherme, aplicando alguns golpes por cima. Ao conseguir levantar, ainda na grade, o gaúcho cambaleou ao ser atingido em cheio com um overhand de direita. “Cara de Sapato” continuou golpeando o adversário até a interferência do árbitro, que anunciou o paraibano como mais um classificado para o reality show.

Confira os oito atletas classificados para a casa do The Ultimate Fighter® Brasil 3 neste primeiro episódio:

Pesados:

Antonio Carlos Junior “Cara de Sapato” (3-0-0), 23, João Pessoa, PB

Edgar Castaldelli Filho “Magrão” (12-4-0), 34, Rio de Janeiro, RJ

Job Kleber Melo “Cabo Job” (3-1-0), 34, São João do Meriti, RJ

Jollyson Francisco Sosaleta (2-0-2), 30, Recife, PE

Médios:

Joilton Santos “The Peregrino” (9-2-1), 21, Campina Grande, PB

Paulo Henrique Costa “Borrachinha” (3-0-0), 22, Contagem, MG

Ricardo Abreu “Demente” (4-0-0), 29, São Paulo, SP

Wagner Silva Gomes “Wagnão” (3-0-0), 26, Viçosa, MG

Para mais informações sobre o The Ultimate Fighter® Brasil 3, acesse: www.tuf.tv

** O The Ultimate Fighter® Brasil 3 irá ao ar todos os domingos depois do Big Brother Brasil, por volta das 23h55. A partir do dia 12 de março, o programa também será exibido às quartas-feiras, no Canal Combate, às 22h.

No próximo episódio, serão exibidas as oito lutas eliminatórias finais. Depois disso, os atletas de cada categoria irão se enfrentar semanalmente no octógono e determinar quem avança na competição. Os dois finalistas de cada divisão irão lutar em um evento ao vivo do UFC no Brasil, dia 31 de maio, que trará também a aguardada batalha entre Sonnen e Wanderlei.

Produzido no Brasil pela Floresta Produções, o The Ultimate Fighter® Brasil já coroou os vencedores Rony Jason e Cezar Mutante, na primeira edição, e Leo Santos, na segunda temporada, em 2013. Nos Estados Unidos, o programa lançou as carreiras de mais de 100 lutadores e produziu campeões do UFC como Forrest Griffin, Rashad Evans e Matt Serra.

por Redação MMA Space on 10/03/2014
http://www.mmaspace.net/8-atletas-estao-garantidos-na-casa-tuf-brasil-3-51309/
(Foto: Reprodução / TUF Brasil)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...