O MMA-SERGIPE tem crescido muito, neste começo de ano conseguimos muitos acessos e o publico internacional aumentou consideravelmente. Para acompanhar essa fase do nosso site, vamos realizar a nossa primeira entrevista "Nacional" com um dos maiores nomes do Kickboxing e das artes marciais dentro do nosso País, o Grão Mestre Antonio Carlos que é Presidente da ACKB (Associação Carioca de Kickboxing), possui vários títulos na modalidade e, é mentor de vários campeões.
Confira abaixo:
|
(Arquivo pessoal) |
Como conheceu as artes marciais?
Comecei no Judô aos 4 anos, depois fiz capoeira aos 10 anos, Tae Kwon Do as 14 anos, fui para os Estados Unidos, na cidade de Talahasse - Florida aos 16 anos e lá conheci o Kickboxing e gostei muito, pois era uma arte marcial recém criada por Bill Wallace, fiquei lá até o fim de 1980 e aos 18 anos comecei também no hap Ki Do. Segui assim praticando as três artes marciais, o Tae Kwon, o Hap Ki Do e o Kickboxing. Hoje prático e leciono apenas o Kickboxing.
Principais objetivos:
Tenho como objetivo formar novos atletas de bom nível técnico e que possam trazer resultados importantes para o país, fazer com que a ACKB cresça cada vez mais, mas sempre respeitando o espaço de cada um.
Mas meu principal objetivo segue sendo o de formar novos educadores marciais, que sejam exemplos de virtudes, que saibam que antes de formar atletas para o combate, precisam formar cidadãos de bem, que sejam atletas para as barreiras e obstáculos da vida, que se tornem referencia de conduta ilibada e caráter irreprochável tornando-se assim exemplos a serem seguidos.
Por fim, levar minha filha Yasmin Dias para disputar um Campeonato de nível mundial, porque nas Américas ela já conquistou tudo que podia.
Conquistas nas artes marciais:
- 2ª Tetra Campeão Pan americano de Kickboxing
- Tetra Campeão Sul americano de Kickboxing
- Dodecampeão Brasileiro de Kickboxing
- Tri Campeão da Copa Brasil de Kickboxing
- Dodecacampeão Estadual de Kickboxing
- Dodecacampeão Intermunicipal de Kickboxing
- Melhor atleta do Sul americano de kickboxing de 2009 en Asunción/PY
Competições marcadas para esse ano:
Esse ano temos um calendário bastante corrido, com diversas competições de níveis regionais, nacionais e internacionais:
- Abril - Troféu José Antonio Ferreira Machado, São Gonçalo - RJ " Seletiva do Campeonato Brasileiro de Kickboxing"
- Maio - Campeonato Mundial open de Artes Marciais da UIAMA - Buenos Aires - ARGENTINA.
- Junho - Campeonato Brasileiro de Kickboxing, Piracicaba - SP "Seletiva do Campeonato Mundial de Kickboxing - WAKO - Turquia
- Agosto - Campeonato Intermunicipal de Kickboxing, Campo Grande - RJ "Seletiva da Copa Brasil de Kickboxing"
- Setembro - Copa Brasil de Kickboxing, Maringá - PR "Seletiva do Campeonato Sul americano de Kickboxing - Santiago - CH.
- Novembro - Campeonato Estadual de Kickboxing - São Gonçalo - RJ
- Novembro - Campeonato Mundial de Kickboxing - WAKO - Turquia
- Dezembro - Campeonato Sul americano de Kickboxing - Santiago - CH.
Quais as mudanças necessárias dentro dos esportes de combate?
Acredito seriamente que deveriam haver mudanças nos esportes de combate. Principalmente na valorização dos atletas, que são as verdadeiras estrelas do evento e que muitas das vezes fazem os ginásios lotarem, dando um enorme retorno aos organizadores do evento, que por sua vez não dão a infra estrutura necessária e o merecido respeito a esses valorosos guerreiros.
As principais dificuldades no esporte
As dificuldades que sempre tivemos e que se tornam preponderantes, são o dispêndio de valores para participar de competições fora do estado e do país, e que muitas das vezes incidem diretamente sobre os salários particulares que deveriam ser usados unica e exclusivamente para suster as nossas famílias. Acredito que se houvessem mais inciativa e força de vontade dos programas esportivos de grande veiculação televisiva em cobrir os eventos, haveria uma maior presença de patrocinadores querendo vincular a sua marca aos eventos. Com isso teríamos mais recursos e poderíamos realizar eventos cada vez mais grandiosos de publico e nível técnico, tornando-se assim um atrativo não só para os atletas, bem como para os grandes empresários divulgarem suas marcas.
Como vem o crescimento da equipe?
A ACKB - Associação Carioca de Kickboxing, fundada em 15 de novembro de 2008, vem num crescente ininterrupto de sucesso! Estamos como melhor equipe do Rio de Janeiro desde 2009, nos tornamos referencia de administração em todo território nacional, somos referencia internacional em 2 modalidades do Kickboxing, o Point Fight e o Forms com e sem armas, somos a base da Seleção Carioca de Kickboxing, e somente a titulo de curiosidade, nas competições de nível nacional conquistamos mais medalhas de ouro enquanto associação, do que muitos estados do país. Com isso ajudando o Rio de janeiro a manter a Hegemonia nacional que já perdura por 13 anos seguidos, e se Deus permitir, esse ano será o 14º.
Somos a unica associação a ter representantes fora da cidade do Rio de Janeiro da forma que se segue:
- ACKB/Rio das Ostras
- ACKB/Angra dos Reis
- ACKB/Resende
- ACKB/Volta Redonda
- ACKB/Espirito Santo
- ACKB/Minas Gerais.
Temos solicitações de representatividade em outros estados, mas me reservo o direito de não revelar os nomes até que tudo esteja tudo acertado.
Nossa meta agora é alavancar o departamento de MMA que inciou esse ano.
Para os novos praticantes...
Não gosto de parecer repetitivo, mas deixo para os inciantes ou praticantes de toda e qualquer arte marcial, que vivam sua vida esportiva de maneira a serem sempre lembrados pelas coisas boas que fizeram e construíram ao longo de sua carreira, que não se deixem deslumbrar por holofotes ou glamour, pois isso o tempo leva e fatalmente será esquecido muito rápido, mas o que você fizer enquanto pessoa em relação ao engrandecimento ou vitória do seu próximo, com certeza será lembrado para sempre, nem que seja apenas por aqueles a quem você ajudou.
Frase de inspiração...
“Cuidado com seus pensamentos porque eles podem se tornar palavras. Cuidado com suas palavras porque elas podem se tornar ações. Cuidado com suas ações porque elas podem virar hábitos. Cuidado com seus hábitos porque eles podem se tornar seu caráter. E cuidado com seu caráter, porque ele pode se transformar em seu destino. Nós nos tornamos o que pensamos”
(Arquivo pessoal /
CAMPEONATO SUL AMERICANO DE KICKBOXING- 2011 - ASUNCIÓN /PY)
PATROCINADORES: