23 de fev. de 2013

Entrevista com Reni Fraga

O MMA-Sergipe sempre teve o objetivo de mostrar o melhor das artes marciais e também os melhores, não importando o estilo, região ou filosofia. Mas, sempre lembrando da importância e dos valores de cada arte marcial. Nunca com o pensamento de uma ser superior a outra e sim, que uma completa a outra. E isso, é o MMA (Mixed Martial Arts) e sua verdadeira essência, misturar o maior numero de artes marciais e compreender a filosofia de cada uma, sem esquecer de suas origens e de sua importância.

Resolvemos fazer uma entrevista com um professor de nome dentro do nosso estado. Reni Fraga, 
líder da Siam Fight/Titãs.
(Arquivo Pessoal / Academia Siam Fight)
O professor Reni Fraga tem uma grande historia dentro das artes marciais, sendo um grande nome do Muay Thai em Sergipe. E como treinador formou vários campeões Sergipanos, títulos no Campeonato Brasileiro, tem um atleta lutando na Tailândia (Onde foi criado o Muay Thai) e ainda possui outros títulos na carreira.

Como e quando conheceu as artes marciais? 
Resp.: Por influencia do meu irmão, que sempre foi praticante, ai naturalmente peguei o mesmo gosto, devo ter começado a levar mais a sério em 1997 ou 1998, não lembro bem, iniciei no Karatê Shotokam. Vim conhecer o Muay Thai no ano de 2003.


Principais conquistas no esporte como treinador? 
Resp.: Muitos alunos treinados aqui por mim já conquistaram títulos importantes, como medalhas de bronze e ouro no campeonato brasileiro (2009 e 2010), vários títulos estaduais etc, mas pra mim nossa maior vitória é ter hoje um atleta nosso treinando e lutando na Tailândia (Paulo Canela), no berço do Muay Thai.



Competições marcadas para esse ano? 
Resp.: Sim, várias! Só no 1 semestre tem pelo menos uns 4 eventos onde atletas daqui vão lutar. Destaque para o atleta de 16 anos, Wagner Santos, que em 1 ano de treino já tem 9 vitórias no amador e irá lutar no maior evento sub 17 do Brasil, o Thai Kids, na cidade de Santos em Abril.


O que achou da temporada 2012 e o que espera pra esse ano? 
Resp.: Foi perfeita para nossa equipe, em 20 lutas, perdemos apenas 4, uma média boa. Que 2013 seja melhor ainda. 
(Arquivo Pessoal / Academia Siam Fight - TITÃS)

Principais objetivos dentro do esporte? 
Resp.: Esperamos que esse ano as autoridades aqui de nossa cidade finalmente abram os olhos e enxerguem que o esporte que leva o nome da cidade de Salgado ao alto do pódio é o MuayThai, nada contra outros esportes aqui, mas se investe tanto em futebol e não se tem retorno algum.


Atletas que são destaque na academia 
Resp.: Tem vários, acho injusto citar nomes, por que cada um que luta e defende nossa bandeira, independente de vencer ou perder, tem seu mérito.


O que tem que mudar no Muay Thai dentro do estado? 
Resp.: Boa pergunta essa, se eu for expor aqui o que realmente precisa mudar, vou conseguir muitos inimigos, então vou me conter um pouco, primeiro que 70% dos ditos professores de MuayThai do estado precisam se reciclar, rever o que aprenderam, abrir a mente e aceitar que não só aqui mas no Brasil todo, por anos se praticou e ensinou Kickboxing com joelhos e diziam ser “Muay Thai”, e pra alguns é difícil aceitar que não fazia o legítimo Muay Thai entende, mas depois que a F.S.M.T passou a utilizar as reais regras desse esporte, a verdade aos poucos foi aparecendo, quem realmente treina o Muay Thai tal como ele é, consegue obter um maior número de vitórias, uma outra coisa que tem que mudar é o ego de alguns professores, muitas vezes nós da F.S.M.T organizamos seminários e cursos com grandes atletas e professores e muitos professores do estado aqui não vão, talvez por achar que não tem mais nada que precisam aprender, e aí já sabe né, os resultados mostram quem ta no caminho certo e quem está errado, vou até para por aqui senão depois vão querer minha cabeça.


 O MMA está em alta, estão acontecendo várias competições dentro e fora do estado, profissionais e amadoras. Pretende colocar atletas para competir neste meio?
Resp.: Olhe, pra ser sincero o MMA nunca foi e nunca será nosso foco aqui na academia, nada contra, mas não tenho esse entusiasmo todo pelo MMA, gosto mesmo é de MUAY THAI, prefiro ver uma boa luta de karatê, Kickboxing, K1 ou Boxe do que MMA, mas por outro lado vejo que isso não é necessidade hoje em dia, já coloquei um aluno pra estrear no MMA Amador, estamos ainda engatinhando nesse ramo.

Quais as principais dificuldades no esporte?
Resp.: Como todos sabem a maior dificuldade sempre é conseguir apoio e patrocínio, quando se está lá encima aparecem alguns querendo ajudar, mas ai é fácil, quero ver acreditar no atleta quando ele ainda é apenas uma promessa do esporte.
Para os atletas que estão começando:
Resp.: Sempre respeitem seus professores, independente de achar que eles estão certos ou não, muitas vezes o atleta questiona o professor, só que assim como um filho questiona o pai na juventude, só depois que amadurece é que ele enxerga que o professor estava certo e só queria o melhor pra ele.

Para os parceiros:
 Gostaria também de usar esse espaço para agradecer a todos que de alguma forma vem me ajudando no meio da Artes Marciais nesse tempo todo, meus ex-professores Alexandre Zig e Sergio Monstro, Yuri Andrey, que foi um cara que me apoiou quando eu precisei, meu outro parceiro de equipe Eric Avelino, sempre dando aquela força, ao presidente da Federação Sergipana de Muay Thai, Léo Campos, por sempre confiar no meu trabalho, aos amigos Dymitry, Wiliames, Wagner do Kickboxing, Arivaldo Batalha, aos instrutores filiados a mim, aos meus alunos, e ao meu irmão que sempre foi meu maior incentivador.

2 comentários:

Unknown disse...

Reni vc é o cara ^^

Anônimo disse...

Parabéns!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...