(Autor: Pfc. C. Warren Peace) |
No MMA de hoje em dia, não existe mais nenhum lutador que prática um único estilo. Os lutadores mais sucedidos fazem no minimo 4 artes marciais, para conseguir ser o mais completo dentro do Octógono, dentre elas é quase que obrigatório o uso do Boxe (Que é a luta mais eficiente quando se fala no uso de socos), Jiu-Jítsu Brasileiro e Wresting ou Judô para conseguir boas projeções e contragolpes quando o assunto é botar pra baixo. Mas, quando falamos de lutas do estilo "K-1" vem uma duvida... Qual a mais eficiente?
Neste estilo temos o próprio Kickboxing, o Muay Thai, Savate, Karate e muitos outros estilos que são muitos parecidos, mas cada um com suas respectivas características e filosofias.
No Muay Thai o objetivo principal é se "Endurecer", com treinos exaustivos, canelas e cotovelos encaliçadas e um bom condicionamento físico. Os atletas desta arte marcial Tailandesa sempre conquistam conquistam destaque em lutas em pé, mostrando muitas vezes uma certa "Superioridade" dentre os demais atletas.
No Kickboxing a agilidade é o que mais se destaca entre os lutadores deste estilo. Como já diz o próprio nome "Chute Boxe", em lutas desta modalidade você consegue ver a perfeita sintonia entre punhos e pernas, vários chutes giratórios e combinações incríveis de Jabs, cruzados e Uppercut's.
Diferente do Muay Thai o Kickboxing não usa cotoveladas e nem joelhas, mas isso pode mudar dependendo do evento ou do estilo do praticante.
No Karate você encontra além de golpes traumatizantes (socos, chutes, joelhadas e cotoveladas), quedas e imobilizações. A luta estava sendo muito desvalorizada pela população e alguns estavam duvidando de sua eficiência no MMA, mas alguns campeões do UFC (Frank Mir, Lyoto Machida, Vitor Belfort, George St. Pierre e mutos outros) provaram o contrario, praticando e provando a precisão do Karatê.
Existem também muitos outros estilos semelhantes como o Savate, Pradal serey, Muay boran, Lethwei, Muay lao, Yaw-yan, Adithada, Karate full-contact, Sanshou, Taekwondo, Shoot boxing e outras possíveis, mas desconhecidas artes marciais espalhadas pelo mundo.
Talvez não exista melhor ou pior luta de trocação mas, sim, os melhores e mais preparados atletas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário