1 de mar. de 2013

Já pensou em praticar artes marciais?


As artes marciais são muito eficientes no cotidiano do ser humano. Não só por ser uma forma ótima defesa pessoal, mas também por oferecer ao praticante uma boa filosofia, equilíbrio mental, uma boa saúde, postura, qualidade de vida e muitos outros benefícios.

Tipos de artes marciais

Cada arte marcial tem sua característica e se enquadra em um certo tipo de luta, como as lutas agarradas (Judô, Jiu-Jítsu, Wrestling, Luta Livre Esportiva, Submission e etc.), as lutas de contato (Muay Thai, boxe, Kickboxing, Karate e etc.) e as lutas que são mistas (Vale Tudo, Pancrácio e etc.) e as que são focadas em defesa pessoal (Krav Maga, Systema, Kombato e etc.).

Nas lutas agarradas o único foco é vencer o adversário sem o uso de golpes traumatizantes (socos, chutes, joelhadas e cotoveladas) e sim, através de golpes asfixiantes, projeções (Queda), imobilizações e torções (chaves). Neste tipo de luta você encontra um grande acervo de golpes e situações para colocar o adversário no solo, onde os praticantes deste tipo de luta levam grande vantagem e geralmente conseguem a vitória.

Nas lutas de contato você tem como foco derrotar o adversário por meio de golpes traumatizantes (Socos, cutes, joelhadas e cotoveladas), assim conseguindo o nocaute (Quando o adversário fica fora de combate) e terminando o combate. Em toda luta de combate existe o "Clinch" que é a parte agarrada da luta e tem como foco entrar golpes ou amarrar a luta quando se está em desvantagem.
As lutas de contato são muito uteis em situações de desvantagem numérica (2 ou mais contra 1) podendo manter a distancia com o uso das pernas e finalizando com um bom jogo de mãos.

O mais aconselhável para os dias de hoje é praticar os dois estilos acima citados, pois, como dizia Marco Ruas (Ex-campeão do UFC e considerado o criador do Vale Tudo) "Se tentarem me socar e me chutar, eu jogo pro chão. Se tentarem me jogar pro chão, eu soco e chuto".

Por ultimo e não menos importante, as artes marciais que tem como único foco a defesa pessoal. Neste tipo de modalidade a vitória sobre o oponente é o mais importante, não ligando os meios para obter a vitória, já que na rua pode-se usar qualquer tipo de golpe (Dedo no olho, puxão de cabelo, golpes na genitália e tudo o que não se é esportivo). Muito indicado para mulheres e pessoas que não possuam vantagem física, pois, esses são os mais afetados pela violência urbana.

Profissionais não qualificados

Diferente do que muitos imaginam os profissionais das artes marciais também precisam de cursos de qualificações (Que na maioria das vezes são oferecidos pelas organizações responsáveis pela modalidade) como: Primeiros socorros, arbitragem, curso de instrutor e outros que devem ser designados pelas federações e órgãos responsáveis. Os responsáveis que estiverem bem qualificados tem direito a Álvara que deve ser cobrado a organização que a agremiação é filiada, pois, sem o Álvara a academia e Instrutores dela não podem executar as suas atividades diárias.

Estilo de vida 

Se você prática por 10 horas você será bom, mas se você prática por 10.000 horas você será imbatível. Por isso, evite ao máximo faltar treinos por motivos fúteis.

A partir do momento que você conhece realmente a arte marcial é muito difícil se afastar dela completamente, você pode ficar um mês ou um ano sem praticar, mas esquece-la ou não querer voltar mais a rotina de treinos é quase que impossível.
Quando você tem um certo tempo na pratica da luta, você consegue juntar a sua mente totalmente ao seu corpo e assim resultando em movimentos perfeitos e inconscientes do seu corpo. Parecendo até, que você já nasceu dominado a arte marcial e seus movimentos que muitas vezes são invisíveis para os leigos.

Aquele menino que entra com objetivo de brigar na rua ou ser imbatível, sai da academia como um homem e agora com outro ponto de vista que não tem mas nada haver com aquele antigo objetivo, este mesmo consegue uma outra imagem, uma nova postura e ponto de vista, e isso sim assusta os valentões.

Ensinar, aperfeiçoar e compartilhar

O auge do artista marcial é lecionar, poder criar um atleta desde a sua base, poder educar e ensinar tudo o que foi passado a ele. Com certeza não há coisa mais prazerosa a um Faixa Preta do que poder repassar os valores a um novato, um faixa branca. 

Aperfeiçoar e repassar, coisa que tem sido esquecida ultimamente por causa da esportividade das lutas. A filosofia do combate tem se perdido e agora para muitos o sentido da a arte marcial é aperfeiçoar e competir. Por isso, devemos lembrar de repassar os nossos conhecimentos e focar o compartilhamento da técnica com o maior numero de pessoas possíveis, por que isso sim, é o caminho para um maior numero de pessoas disciplinadas, uma valorização grande valorização da luta e de sua filosofia para publico.




Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...