Foto: Luiza Dantas/CZN |
"Nunca tinha lutado antes", conta.
Já Victor começou a ter contato com as artes marciais no colégio e chegou a competir no judô.
"Como a base do jiu-jitsu tem muito do judô, tive muita facilidade. Comecei por causa do Fera, que no início da história seria um ex-lutador, e achei interessante", revela ele, durante sessão de fotos na Academia Upper, na Zona Sul do Rio de Janeiro.
Em meio a brincadeiras, Victor e Daniel fazem um aquecimento antes de iniciar o treino. Aproveitam para "acordar" os músculos se pendurando de cabeça para baixo em uma corda presa ao teto. Depois, começam a praticar os golpes típicos da luta. Entre eles, alguns de alavancas, torções e pressões, que têm como objetivo derrubar o oponente no chão. Mas o clima de disputa passa longe dos atores.
"O Victor já lutou muito mais que eu a vida inteira. E ele é mais pesado, mais forte. Então, não tem para mim, não", admite Daniel, aos risos.
Em pouco tempo de jiu-jitsu, Daniel, inclusive, começou a sentir diferenças no corpo. Ganhou força, resistência e ficou com os músculos mais definidos.
"Você perde muita caloria porque se esforça o tempo todo", explica.
Victor, por sua vez, prefere ressaltar as mudanças interiores geradas por conta da luta. Para ele, o jiu-jitsu traz confiança para quem o pratica, além de disciplina.
"Quando você faz algum esporte como esse, que trabalha a sua força, trabalha também a sua força interior, que é muito maior. O seu olhar muda e você sente o corpo melhor, mais disposto", assegura ele, que elege como um de seus golpes preferidos o "armlock", em que um lutador aplica uma chave de braço em seu oponente.
"É o golpe que eu acho mais bonito", opina.
Treinando jiu-jitsu cerca de uma vez por semana, Victor e Daniel sabem que quem quer alcançar um melhor aprimoramento técnico luta todos os dias. Às vezes, de manhã e à noite. Mas, devido às gravações de "Malhação", os atores, que também frequentam academia, não conseguem tanto tempo disponível. "Acho que me falta isso, tempo para treinar e repetir. Porque quanto mais você repete, mais o movimento fica natural", avalia Daniel.
Mas a luta acaba ajudando em outros aspectos. Até mesmo na interpretação. Com uma consciência corporal mais aguçada, Daniel e Victor sabem se colocar melhor em cena por conta do jiu-jitsu. "A concentração toda que eu tenho para o meu trabalho vem da luta", frisa Victor. No ar em "Malhação", os atores interpretam, pela primeira vez, um personagem na tevê. E, volta e meia, são reconhecidos pelo público nas ruas e precisam lidar com o assédio. "A gente adora o carinho das fãs, mas parece que algumas acham que nós somos príncipes", diz Daniel, em tom bem-humorado.
Por: Luana Borges/ PopTevê para O Fuxico